segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Bolsonaro Presidente e o senso comum histérico



Li uma notícia há alguns dias no site do Jornal Correio do Povo que citava que o Deputado Jair Bolsonaro admitia a possibilidade de concorrer à Presidência da República em 2018 e sua primeira medida comentada nessa mesma entrevista seria acabar com qualquer organização que defenda os direitos humanos, tratando “direitos humanos” como se fosse um termo simplesmente relacionado à “defesa de bandidos”. Mas isso não me deixou chocado, o que realmente surpreende é a quantidade de pessoas comentando a notícia e dando total apoio à candidatura e às ideias do militar aposentado. É intrigante o fato de existirem tantas pessoas apoiando uma ideia tão absurda como o fim dos direitos humanos sem ao menos fazer alguns questionamentos absolutamente simples: - Por que existem organizações e pessoas que lutam pelos direitos humanos? – o que realmente significa a defesa dos direitos humanos? – Existiram vítimas de injustiças e violação de direitos humanos no Brasil? - Existe alguma nação desenvolvida, com índice de desenvolvimento humano realmente elevado, onde os direitos humanos dos cidadãos não são amplamente respeitados? Será que para resolver os problemas do país, as soluções são mesmo tão simples? E se são, por que ninguém resolveu ao longo de 500 anos?

Lamentavelmente, todos os discursos e ideias do deputado estão baseados na exploração do preconceito e da falta de conhecimento das pessoas, portanto a abordagem é sempre absolutamente superficial e até infantil, e dessa forma ele encontra uma legião de fãs para sair divulgando essas ideias, pessoas essas que falam demais exatamente por não terem nada a dizer (parafraseando Renato Russo). Somando isso ao terror diário espalhado pela grande mídia, que se alimenta de sangue e de medo, cria-se essa legião de “fãs” que seguem um boçal que se refere aos refugiados de guerra como “escória da humanidade”, que ameaça estuprar uma Deputada no microfone do plenário da Câmara, que ataca qualquer política de inclusão, que ataca qualquer minoria oprimida ou que espalha temores absurdamente bizarros como “estamos virando uma ditadura comunista”.  

A propósito, sempre quando ouço pessoas difundindo essa ideia de “ditadura comunista” fico extremamente constrangido, é tão absurdo que parece até piada, e mais uma vez, não é necessário ser nenhum gênio para questionar um pouco: - Como pode um comunismo onde os bancos, privados inclusive, e as multinacionais a cada ano aumentam mais e mais seus lucros exorbitantes? - Como pode uma ditadura onde qualquer pessoa ofende e agride a presidente da república durante todo o dia, distribui um monte de mentiras sobre qualquer tema, manipula a história, sem que absolutamente nada lhe aconteça? Não faz nenhum sentido, quem dera a ditadura de 64 tivesse sido assim.

O ponto onde quero chegar é o seguinte: devemos nos preocupar com essas pessoas e essa difusão de ideias absurdas radicais de exclusão e ódio?

Sem dúvidas, essas pessoas não podem ser ignoradas, até porque o próprio Deputado Bolsonaro, por exemplo, fez inacreditáveis 464 mil votos no Rio de Janeiro em 2014, e temos diversos exemplos no mundo de tiranos que ascenderam ao poder com esse mesmo tipo de discurso e fizeram grande estrago, o exemplo mais óbvio é o de Adolf Hitler (obviamente guardando as devidas proporções, principalmente em relação à capacidade intelectual dos dois).

Entretanto, acredito também que não devemos supervalorizar o poder desses ignorantes que saem distribuindo agressões e difundindo verdades absolutas e jargões superficiais sobre assuntos dos quais não têm conhecimento. Se pensarmos um pouco e analisarmos efeitos práticos, perceberemos que o poder dessa histeria não é tão grande e, no final das contas, o que realmente importa é que existem pessoas que lutam ou que fazem parte de cargos importantes, decisivos, que se esforçam para fazer as coisas da melhor forma e da maneira mais justa possível; que existam pessoas que estudam, trabalham, buscam uma forma de ajudar aos que precisam, dividem, não pensam em ter privilégios, lutam para que o mundo seja efetivamente melhor e mais justo para todos. Essas pessoas realmente podem mudar as coisas para melhor, o resto é papagaiada e praticamente irrelevante. A distribuição gratuita de coice para todo o lado não melhora e não muda nada. Os milhares de comentários diários de gênios que têm a solução mágica para todos os problemas sem nunca sequer terem lido um livro são absolutamente inúteis. Se as coisas mudassem baseadas apenas no senso comum histérico e no pensamento simplista, ainda viveríamos em cavernas, mas enquanto os cães ladram, a caravana passa. 

__________________________________________________________________________

A propósito, o Deputado Bolsonaro esteve em Porto Alegre há alguns dias, quando participou do programa Esfera Pública da Rádio Guaíba, onde foi entrevistado pelo brilhante jornalista e historiador Juremir Machado. Vale a pena dar uma lida sobre as impressões do Juremir a respeito do Deputado em seu blog. É um texto curto, mas esclarecedor. Segue o link:

Sobre o estímulo da mídia ao senso comum fascista, segue texto do ótimo jornalista Miguel do Rosário. Esse sim demanda um pouco mais de tempo e atenção para ler, mas também vale muito a pena.


E para ilustrar os comentários em apoio ao Bolsonaro, resgatei uma postagem de setembro de 2014 do Google+, quem quiser dar uma passeada nos comentários, segue o link: https://plus.google.com/109303716191030679822/posts/UAkaqatPw7C
Saliento que os comentários excessivamente agressivos ou fascistas foram apagados na ocasião, mesmo assim sobraram várias “pérolas”. Tirem suas conclusões.

24 comentários:

  1. Ás vezes eu tenho a impressão que tá tudo virado de ponta cabeça, e isto me dá um desanimo danado. Ler o seu texto me conforta em saber que nem tudo está perdido.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A postura de Bolsonaro é puro fascismo. Ele só não assume publicamente porque pega mal, não dá votos e tals. Ele é nazista sim (cultua de Hitler, pensa que Hitler agiu certo, etc) e, como todo nazista precisa ser detido antes que faça algum crime grande. Por isso que é apoiado pelos neonazistas. Se identificam logo com ele, rs.

    Parabéns pelo blog Daniel.

    P.S: Você disse que é gaúcho mas esqueceu de dizer que também é colorado... =^D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe. Da-lhe Inter. Forte abraço e valeu pela força. Vamos seguindo em frente.

      Excluir
  3. Ridículo texto, da próxima vez que for escrever sobre o único candidato a presidente em que se possa votar desse país cuidado para não espalhar calúnias, (ou foi essa sua intenção?) e pesquise antes de falar merda, não confie em qualquer fonte pois se tem uma coisa que o bolsonaro sofre é manipulação de entrevistas e comentários, além é claro da má interpretação de bagulhos como você.
    Pesquisa bem pra ver se ele falou isso mesmo que esta nessa foto ai ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EL RAPHA, respeito tua opinião e obrigado pelo comentário aqui neste espaço, mas o discurso do Bolsonaro durante o circo daquela votação do impeachment mostrou exatamente o tipo de pessoa que ele é, e não foi preciso nem buscar fontes, passou ao vivo em rede nacional. Abraço.

      Excluir
    2. " e não foi preciso nem buscar fontes, passou ao vivo em rede nacional. Abraço."
      Como todo esquerdista, mal informado. Espalhando a mentira é a discórdia!
      Me responde quem foi Marigela? Que seus ídolos políticos homenagearam

      https://www.google.com.br/search?q=mini+manual+de+guerrilha&oq=mini+manu&aqs=chrome.2.69i57j0l3.5204j0j4&client=ms-android-lenovo&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8

      Leiam com seus próprios olhos e espero que a verdade os liberte.

      Excluir
  4. Muito bom texto! É essencial que pessoas como você abram a mente desse radicalização que está tomando conta do Brasil, e que nos somam apenas discursos de ódio. Mas não se preocupe, pessoas como o deputado Jair Bolsonaro apenas faltaram algumas aulinhas de história... Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Roberta. Abraços pra ti também.

      Excluir
    2. Roberta, discursos de ódio??????, Não seria vocês que ao ser contrariados em suas paciatas a favor dá legalização dá maconha, do aborto, do consumismo dá escola sem partido, dá volta dá Dilmanta, que, acredite as pessoas que são contra, e falam sempre a mesma coisa, fascista, racista, opressor, e bla bla bla, por favor, busque a verdade, seja compromissada com ela, vai falar que sou machista??? , Porque você não vai pra Cuba,você sabia que lá em Cuba as mulheres têm o mesmo direitos que os homens, e sabe quais ?? Nenhum.

      Excluir
  5. que merda de texto maconheiro filho da puta vai estudar seu esquerdista de merda!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo "Unknown", não vou apagar teu comentário porque ele ilustra exatamente o tipo de pessoa que citei no texto. Obviamente teu comentário foi anônimo, o que mostra também a coragem desse tipo de gente. Abraço e obrigado pela participação.

      Excluir
    2. Quando cérebro e cloaca trocam de lugar o indivíduo expressa-se como esse "Unknown".

      Excluir
    3. Unknown, você não representa os verdadeiros defensores da verdade. Pessoas que agem de tal maneira se igualam àqueles manipulados por professores, que hoje invadem escolas com tamanha ignorância, atacando os que os questionam ou são contrários às suas idéias.

      Excluir
  6. Bom artigo, foi ao ponto, essa personificação do mais vil fascismo que Bolsonaro "representa" não pode ser desconsiderado. Há sim uma parte da massa inculta, ignorante e até mesmo estúpida o suficiente. Essa massa já é portadora de forma rudimentar da peste fascista. Quando aparece um porta-voz essa massa sente-se representada, garantida e autorizada a cometer de fato diversos atos de criminoso fascismo.

    ResponderExcluir
  7. Que texto tendencioso. Ridículo, francamente.

    ResponderExcluir
  8. Porque a esposa dele é mulata? O Sogro é negro? E o cunhado também é negro?

    Isso aconteceu com uma conversa com a preta Gil e não foi bem isso que ele falou, portanto sou negro e digo: Bolsonaro 2018

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK É TÃO LEGAL VER OS TROUXAS QUE ACREDITAM.

    ResponderExcluir
  10. Noticia falsa, quem o conhece e sempre o segue pelos meios comunicativos sabe que não a história não é bem assim.
    Blog tão bosta quanto essa noticia

    ResponderExcluir
  11. A cerca do comentário do Unknow, parabéns pelo comentário, em todo o texto o escritor falta com a verdade, narra alguns fatos mais omite a verdade, algumas pessoas acharam horrível o comentário do Unknow, ele apenas deixou com poucas palavras uma resposta a nível, se nós aqui fossemos refutar cada parte do texto mostrando a verdade você Daniel e seguidores iriam realmente ler e tentar compreender???, Claro que não, porque o compromisso dos esquerdistas são com a mentira e não com a verdade.

    ResponderExcluir
  12. PQP vc fas um grande desfavor ao Brasil.Eu faço 2 pergunta simples ,q o Bolsonaro sempre fás.porque os esquerdistas tentam implantar a politica ,não vou falar em comunismo mas sim a politica de cuba ,Venezuela e outras fracassadas em vês d copiar as dos EUA ou França.e porque imigrantes brasileiros vão trabalhar nos EUA e não em cuba ,Venezuela etc.acorda camarada ainda é tempo ,larga as tetas.Bolsonaro 2018!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Da onde vocês conseguiram tirar tanta merda? Vocês não tem vergonha na cara de tentar denegrir a imagem do ÚNICO POLÍTICO CORRETO QUE TEMOS NO BRASIL? PORQUE SIM, ele é honesto até que provem o contrário.
    Ele é homofóbico? Só porque é a favor da preservação da inocência das crianças nas escolas?
    Ele é machista? Só porque defende a igualdade de cargos entre homens e mulheres, e que independente do sexo, deve ser escolhido aquele que tiver mais mérito? Ah, só porque ele é a favor da vida e contra o aborto de inocentes?
    Ele é racista? Só por achar que independente de nossas cores (raça não, nossa raça é a HUMANA), somos TODOS iguais? Que essa cota para negros é puro racismo "disfarçado", e que um negro tem a mesma capacidade intelectual de um branco de conseguir entrar numa boa faculdade se ele se esforçar? Se ele fosse racista mesmo, não seria casada com uma mulher morena.
    Eu sou mulher, filha de um negro, pobre, cristã e esse homem me representa. Tomem vergonha na cara de vocês, seus esquerdistas de merda! Procurem por notícias verdadeiras, quanto mais vocês o difamarem COM MENTIRAS, mais ele vai crescer, mais apoio DO POVO ele terá, e em 2018 A ESQUERDA VAI CHORAR! #BOLSONARO2018

    ResponderExcluir
  14. Vejam bem como se portam os apoiadores desse idiota. Bolsonaro eh um comediante que diverte o povo alimentando o odio com discursos de senso comum. O resultado eh esse, povo X povo pessoas de bem x pessoas do mal. Bolsonaro nao vai salvar o pais, nao se iludam. Enquanto ficarmos apoiando esse ou aquele politico, nada vai mudar. O que precisamos eh nos unir e esquecer essa babaquice de esquerda e direita.

    ResponderExcluir