domingo, 14 de fevereiro de 2016

A inevitável queda da Rede Globo




Há anos estamos presenciando a queda constante na audiência da TV Globo, que é o principal braço do grupo de comunicação que há anos monopoliza o mercado no Brasil, sendo simultaneamente dono das principais emissoras de televisão, rádio e jornais, uma verdadeira aberração ilegal, que em nada tem a ver com livre concorrência e liberdade de expressão.

A Rede Globo, desde sua criação, nunca teve compromisso com jornalismo, sempre agiu com o único intuito de defender o interesse de seus donos, desde o início, quando o Jornal impresso   “O Globo”, do grupo do Sr. Roberto Marinho, junto com outros representantes da mídia elitista, derrubou o Governo popular do Presidente João Goulart e, como gesto de gratidão, recebeu uma generosa concessão de televisão do Regime Militar. A TV Globo montou sua rede com dinheiro estrangeiro, do grupo Norte-Americano Time Life, o que era proibido pela Constituição na época. A TV Globo nasceu de um golpe, de forma ilegal, com dinheiro estrangeiro, para proteger e ajudar o Governo Militar e a elite golpista brasileira, o que faz com muita dedicação até hoje.

A Rede Globo tem em seu DNA o golpe, a manipulação e a defesa dos interesses da elite brasileira, por isso manipula informações e ataca qualquer iniciativa que gere inclusão social, pois só com a inacreditável má distribuição de renda e vulnerabilidade social que existem no Brasil é que os poderosos e riquíssimos podem manter todos os seus privilégios. Os donos da TV Globo sempre estiveram acima da lei e continuam agindo dessa forma, como mostra a mansão de luxo que construíram em área pública e com medida muito superior à permitida por lei no local, o que, curiosamente, não foi noticiado em nenhum veículo de grande circulação da mídia brasileira:

Ao longo dos anos, sem qualquer escrúpulo, o grupo Globo foi aniquilando e atropelando seus concorrentes, aumentando cada vez mais seu Império e monopolizando toda a comunicação de um país, independentemente da legalidade das ações (como na compra da TV Paulista, até hoje não explicada: http://otvfoco.com.br/o-misterio-da-compra-da-globo/). A partir disso, pautou como quis qualquer assunto, manipulando a opinião pública sempre de acordo com o interesse de seus donos e, apesar de muitas pessoas que ao longo dos anos lutaram contra essa anomalia, como o Governador Leonel Brizola, ainda assim o poder do monopólio sempre foi gigantesco e indestrutível.... até agora.

Os filhos do Roberto Marinho estão entre as 10 pessoas mais ricas do Brasil, mas mesmo assim não podem pode parar o tempo, não podem impedir o futuro. A Internet já acabou com as gigantescas e poderosas gravadoras,  vai lentamente derrubando jornais e revistas impressos e, lentamente, matará a TV Globo, que não terminará, mas que exercerá  cada vez menos influência, muito muito muito distante da que exerceu em outros tempos (como mostrou o documentário feito pela BBC de Londres em 1993 e proibido no Brasil, que falava sobre o bizarro domínio da TV Globo na comunicação do país, algo jamais visto em nenhum outro país do mundo -  o documentário chama-se “Muito Além do Cidadão Kane” e encontra-se hoje disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=049U7TjOjSA).

Com o crescimento da internet, não há mais espaço para monopólio de comunicação, além disso, eu mesmo tentei mostrar neste blog motivos pelos quais TVs como a NETFLIX e o YOUTUBE são infinitamente melhores e tornarão a televisão aberta e a TV a cabo completamente obsoletas – http://www.francamente1909.blogspot.com.br/2015/11/por-que-as-tvs-e-canais-de-informacao.html.

Mas o mais empolgante é que a TV Globo está perdendo audiência até mesmo dentro de seu segmento, de TV aberta. Conforme as médias de audiência medidas nos últimos 3 anos pelo Ibope (http://portal6.com.br/2016/01/04/confira-como-ficou-a-media-anual-das-emissoras-em-2015/ ) , se considerarmos só as quatro emissoras com maior audiência em São Paulo (principal mercado publicitário), temos que a Globo teve em 2013, 2014 e 2015, respectivamente 50,71%, 48,74% e 47,42%, ou seja, está perdendo audiência até mesmo dentro do seu segmento, e esse percentual citado acima nem considera canais menores, TVs fechadas ou TVs via internet. Então o que acontece? Me parece que com mais acesso à informação, fica cada vez mais difícil esconder e manipular fatos e, embora aos poucos, as pessoas vão percebendo coisas que vão ficando óbvias. Basta analisar os comentários de usuários do Facebook em uma publicação onde a editora Globo oferece uma venda casada do seu jornal e de sua revista: http://www.megacidadania.com.br/8829-sao-contra-o-jornal-o-globo/.  Afinal, como disse certa vez o Presidente dos EUA Abraham Lincoln, “você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo. ” 


Nos próximos textos, abordarei algumas dessas obviedades que citei e que ficam cada vez mais claras para as pessoas, causando repúdio e perda de audiência na emissora dos Marinho. Nas próximas semanas falarei do RACISMO na TV Globo, que obviamente está no sangue de uma emissora feita pela elite para controlar a opinião pública e manter seus privilégios. Posteriormente abordarei ainda algumas fraudes e manipulações midiáticas e a Interferência que está levando o futebol brasileiro ao fundo do poço.

Por enquanto, recomendo a leitura do livro “O quarto Poder” ( http://www.saraiva.com.br/o-quarto-poder-uma-outra-historia-8889433.html ) do jornalista Paulo Henrique Amorim, que explica toda a história da mídia no Brasil, incluindo as manobras ilícitas e imorais do grupo de comunicação do Sr. Roberto Marinho.

Além disso, deixo alguns links interessantes que ratificam o que comentei sobre a audiência da TV Globo:


Jornal Nacional perde 10,6% de audiência em um ano:
http://otvfoco.com.br/jornal-nacional-perde-106-de-audiencia-em-um-ano/

Em 10 anos, Globo registra pior audiência no horário nobre:
http://otvfoco.com.br/em-dez-anos-globo-registra-pior-audiencia-do-horario-nobre-em-2015/



E só para fechar com chave de ouro, deixo o link para o antológico direito de resposta de Leonel Brizola, lido pelo Cid Moreira na bancada do Jornal Nacional em 15/03/1994. O texto é incrivelmente atual e sempre “vale a pena ver de novo”: https://www.youtube.com/watch?v=DA3ZVeWwiwk


NÃO SEJA CONIVENTE COM A CORRUPÇÃO, DESLIGUE DESSE CANAL.

Um comentário:

  1. Pra mim essa emissora do capeta já deveria ter fechado as portas! DESGRAÇA DO PAÍS, ESSA EMISSORA É A DESGRAÇA DA NAÇÃO! Tudo o que nós estamos vivendo hoje, a corrupção, os desmandos, a violência, as drogas, o trafico, tudo... Tudo tem o dedo dela! Maldita! Ei de ver o dia dessa maldita emissora encerrar suas atividades nessa nação e eu creio que isso está perto de acontecer, muito perto! Quando o homem do CAVALO BRANCO CHEGAR acabou pra ela, perdeu, perdeu! Rede lixo, rede podre, GLOBOSTA!

    ResponderExcluir