terça-feira, 1 de março de 2016

A inevitável queda da Rede Globo - Parte 2

A Manipulação apocalíptica


Dando prosseguimento ao texto que publiquei anteriormente (http://www.francamente1909.blogspot.com.br/2016/02/a-inevitavel-queda-darede-globo-ha-anos.html), como prometi, vou tentar mostrar indícios da manipulação midiática e política da TV Globo, a qual afirmei que as pessoas cada vez mais vão percebendo. E a prova do que citei está na pesquisa Vox Populi publicada em dezembro de 2015, em que apenas 47% das pessoas acredita na imparcialidade dos grandes meios de comunicação do Brasil (http://www.contextolivre.com.br/2016/02/a-midia-e-sua-imagem.html).

Ao longo dos anos, desde que ajudou a derrubar o Governo Goulart e ajudou na manutenção do Regime Militar, as histórias de manipulação são diversas, como a ajuda da Globo no debate entre Collor e Lula nas eleições de 1989 e a grosseira edição desse debate no Jornal Nacional, quando o programa era visto pela grande maioria dos brasileiros e influenciou diretamente o resultado das eleições, tudo confessado pelo próprio Diretor Boni (http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-confissao-de-boni-sobre-o-debate-entre-lula-e-collor/). O Diretor de Jornalismo da Globo, Armando Nogueira, foi contra essa manipulação e pego de surpresa na ocasião. Esbravejou e foi demitido pouco tempo depois.

Recentemente a ex-jornalista da Globo Miriam Dutra, que teve um filho com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, afirmou em entrevista à Folha de São Paulo que a Globo a “exilou” no exterior a pedido do Presidente. “Coincidentemente”, pouco tempo depois, no governo do FHC, a Globo, que estava praticamente falida, foi salva pelo BNDES, com empréstimos muito maiores que qualquer empréstimo já concedido para qualquer empresa do setor de comunicação, com juros baixíssimos e condições bastante estranhas. O economista Carlos Fernandes explica rapidamente no artigo cujo link está abaixo o que exatamente significa um empréstimo desse tipo junto ao BNDES: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/e-vergonhoso-descobrir-que-um-banco-da-importancia-do-bndes-era-utilizado-ate-para-resolver-problemas-de-adulterio-de-um-presidente-por-carlos-fernandes/. Na época, a Folha de São Paulo noticiou, a Bandeirantes tratou o assunto como “escândalo”, mas o poder massacrante de mídia da Globo na ocasião abafou completamente o assunto.

“Curiosamente”, a Globo jamais deu qualquer enfoque em seus noticiários sobre a denúncia de compra de votos para a aprovação da emenda constitucional que garantiu ao ex-Presidente FHC a possibilidade de reeleição e, posteriormente, teve a sua recompensa.
Aliás, é exatamente esse o grande problema de uma empresa que manipula praticamente toda a comunicação do país e defende unicamente os seus interesses. O problema não é o que é mostrado, mas o que propositalmente deixam de mostrar. A parte da notícia ou a notícia que não é mostrada, altera totalmente a percepção de qualquer um de nós sobre qualquer fato.

Por exemplo, é de direito de uma gigantesca empresa de comunicação esconder um caso chocante de estupro porque envolve um de seus “parceiros?”: https://www.youtube.com/watch?v=qvaaLlxsWCs e http://www.pragmatismopolitico.com.br/2011/12/blogueiro-que-denunciou-estupro.html.

É direito de uma empresa de comunicação esconder um caso de corrupção bilionário que envolve suborno a fiscais da Receita Federal só porque uma de suas afiliadas está envolvida? (http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/zelotes-gerdau-e-rbs-afiliada-da-globo-sao-principais-alvos-diz-jornal-7182.html ).

Politicamente, a Globo sempre aproveitou o seu alcance e seu monopólio insano para manipular informações e atacar seus “adversários”, em geral, políticos comprometidos com causas trabalhistas ou sociais, basta lembrar as constantes perseguições e ofensas ao Leonel Brizola em seus jornais ou então basta verificar o brilhante trabalho do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), chamado “Manchetômetro”, que analisa as manchetes dos principais canais de mídia do país e que mostra claramente ao longo do tempo que as notícias negativas sobre o atual Governo Federal são incrivelmente mais abundantes que as notícias neutras, mas em relação aos “amigos da mídia” a história se inverte completamente (confira e divirta-se aqui: www.manchetometro.com.br).

Entretanto, recentemente, o radicalismo da Globo chegou a níveis absurdos, alarmantes. Segundo o jornalista Paulo Henrique Amorim, para pagar sua astronômica dívida e evitar a falência, a Rede Globo terá que “assaltar” novamente o BNDES, por isso o desespero para atacar o Governo e tentar colocar alguém que possa lhes salvar na Presidência da República, sob qualquer pretexto, mesmo sem qualquer base legal e constitucional.

Esse radicalismo desesperado fez com que o jornalista Sidney Resende, um dos fundadores da Globo News, fosse demitido depois de 20 anos trabalhando para a emissora, após escrever em sua rede social sobre a má vontade da mídia com o Governo e criticar a publicação apenas de notícias ruins sobre o país. Sobre o episódio e sobre a emissora, o próprio jornalista desabafou: “- A Globo não é dona do Brasil” (vale a pena conferir o desabafo completo: http://www.conexaojornalismo.com.br/audiencia_na_tv/sidney-rezende-desabafa-a-globo-nao-e-dona-do-brasil-86-42848 ).

Em relação à Operação Lava a Jato, que é uma operação operada em conjunto por um Juiz de Direito, pela Polícia Federal, Ministério Público e com participação importantíssima da TV Globo, toda a movimentação tem o claríssimo e flagrante interesse em criminalizar o ex-Presidente Lula para evitar que ele concorra na eleição de 2018. Depoimentos que citam o nome de Lula são recompensados, mas depoimentos que citam nomes de políticos da oposição, são ignorados. É uma operação que tem claramente um viés político, como já citei aqui mesmo neste blog (http://www.francamente1909.blogspot.com.br/2015/12/o-grande-circo-midiatico-e-contaminacao.html).

E, como todo movimento conspiratório político que já houve na história moderna do Brasil, a Rede Globo não poderia estar de fora. A Globo recebe vazamentos diários de delegados da PF e sabe mais informações a respeito das denúncias e delações premiadas do que os advogados dos réus. Nesse ímpeto para criminalizar o ex-Presidente Lula, a Globo chegou ao absurdo patético de reservar vários minutos de seus Jornais para mostrar a suspeita de ilícitos em um barquinho de pesca que foi comprado pela ex-Primeira Dama e colocado em um sítio de amigos, além, claro, do tão badalado triplex no Guarujá, que foi constantemente citado nos telejornais como “suposto patrimônio” do ex-Presidente  Lula, entretanto os ganhos astronômicos de capital e bens de outros ex-Presidentes e suas relações com empreiteiras jamais mereceram qualquer citação no Jornal Nacional ou qualquer investigação judicial. Aliás, estranhamente, investigações judiciais envolvendo o PSDB não avançam na Justiça e não são citadas na TV Globo (http://jornalggn.com.br/noticia/processos-envolvendo-tucanos-nao-avancam-na-justica ).

O grande problema para os filhos do Sr. Roberto Marinho foi que investigando o tal triplex e a empresa que o construiu, a Polícia Federal foi levada até Paraty, onde há uma mansão de veraneio, investigada por alguns blogs, pertencente à família Marinho, segundo os próprios blogs e segundo publicações internacionais importantes como a Bloomberg . Uma mansão luxuosa e gigantesca construída em uma área PÚBLICA, de PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, totalmente irregular (http://www.diariodocentrodomundo.com.br/exclusivo-nosso-reporter-foi-ao-verdadeiro-triplex-o-dos-marinhos/ ). Esses blogs investigaram a mansão dos Marinho, mas a Rede Globo, com seu espírito monopolista e antidemocrático, ao invés de se explicar, resolveu investir judicialmente para retirar esses blogs do ar (http://www.sul21.com.br/jornal/apos-repercussao-de-triplex-e-caso-mirian-dutra-globo-quer-retirar-conteudos-de-blogs/ ) , notificou os mesmos solicitando que as reportagens fossem imediatamente removidas, o que mereceu a seguinte e espetacular resposta do ótimo jornalista Fernando Brito: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/brito-notifica-notificacao-da-globo.

Sobre esse assunto, podemos citar ainda notícias um pouco mais “estranhas” e assustadoras, como a perseguição à servidora que denunciou a mansão irregular em Paraty: http://www.viomundo.com.br/denuncias/dcm-servidora-que-denunciou-triplex-dos-marinho-em-paraty-teve-automovel-queimado-obra-irregular-tem-piscina-em-praia-publica.html.

Por isso que a queda é inevitável, por mais que a Globo tenha conseguido esconder seus golpes no passado, hoje as pessoas vão percebendo claramente que é essa a forma de agir da Rede Globo, uma rede que se acostumou com o monopólio da informação desde sempre, mas que agora está assustada com a Internet e com a chance de resposta das pessoas as quais tanto atacam, o que vai derrubando o império, tijolo após tijolo. Eles tentam fechar os blogs, eles tentam barrar a internet, mas como diz a letra da música dos Engenheiros do Hawaii, “O futuro se impõe, o passado não se aguenta”. É só questão de tempo.

Ainda prometi falar sobre o racismo na Globo, que na verdade é só uma consequência de uma rede elitista de comunicação que luta para manter os privilégios dessa “elite branca”. Podemos divagar ainda mais sobre a influência de anos da TV Globo no Sistema Judiciário Brasileiro, sobre a forma como a Rede Globo impôs a queda da PEC 37 na pauta dos protestos de 2013 para ajudar ao Ministério Público, além da influência da TV Globo na (decadência do) futebol brasileiro, mas por enquanto deixo só um artigo para introduzir o tema, que mostra como a Globo está atolada até o pescoço nos casos de corrupção da FIFA e como a proteção do Ministério Público no Brasil impede que as autoridades internacionais cheguem até os donos da emissora. Vale muito a pena ler: http://jornalggn.com.br/noticia/para-entender-o-braco-da-fifa-no-brasil.

Para finalizar, alguns “bônus track”:
Como o Fantástico matou o futuro de cinco crianças vulneráveis para promover sua novela: http://jornalggn.com.br/noticia/um-crime-de-imprensa-como-o-fantastico-matou-o-futuro-de-cinco-criancas.

E se alguém ainda não acreditou que a Globo tem “lado”, veja como a Globo tratou a tentativa de FECHAMENTO de escolas pelo Governo de São Paulo (Governo do partido político que salvou a emissora com dinheiro do BNDES em 2002). Vou colocar um link da própria Globo. Reparem que em todo o texto a Globo trata o fechamento das escolas como “reorganização” ou “reestruturação”, além disso o site coloca um vídeo do Secretário explicando o processo, parece até um texto institucional do próprio Governo de SP: http://g1.globo.com/sao-paulo/escolas-ocupadas/noticia/2015/12/alckmin-suspende-reorganizacao-da-rede-de-ensino-estadual-de-sp.html . Os estudantes se mobilizaram e evitaram parte do fechamento dessas escolas em áreas altamente valorizadas pelo mercado imobiliário. Veja o que significou realmente esse movimento de estudantes e o que significava a tentativa de “reestruturação”, em matéria publicada pela Revista Carta Capital na mesma época da publicação da notícia citada acima do site da Globo: http://www.cartacapital.com.br/educacao/fechamento-de-escolas-mobiliza-alunos-em-sp-2083.html .



 NÃO SEJA CONIVENTE COM A CORRUPÇÃO, DESLIGUE DESSE CANAL.

3 comentários:

  1. Ótimo post! Por sinal, o livro "O Quarto Poder", de Paulo Henrique Amorim, deveria ser obra obrigatória nas escolas, para denunciar esses abusos! Passou da hora de boicotarmos essa emissora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é apenas a Rede Globo, tampouco a Imprensa, que é desde os tempos que houve a entrada no brasil, patrocinada pelas Siderúrgicas. O próprio Henrique Amorim é um teatrinho besta de faz de conta. A QUESTÃO É A MATRIX.

      Excluir
  2. NÃO GOSTO DA REDE GLOBO,POIS ELES SÓ MOSTRAM COISAS QUE INTERESSAM ELES FINANCEIRAMENTE.MOSTRAM CONTEÚDOS PORNOGRÁFICOS E VIOLÊNCIA.FAZEM DA PORNOGRAFIA O SEU MAIOR PRODUTO COMERCIAL.FICO MUITO MELHOR SEM,E TODA A MINHA FAMÍLIA TAMBÉM.

    ResponderExcluir